MyTSP

TALENT SEARCH PEOPLE E CORAÇÃO LUSO REALIZAM PARCERIA PARA AJUDAR PORTUGUESES NA PROCURA DE EMPREGO





Esta parceria surge através do contacto que a Talent Search People recebeu do Coração Luso para entrevistar Tiago Mourão, director de Operações da consultora, e desde então esta ligação tornou-se inseparável.
O Coração Luso é um projecto que conta histórias de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, experiencias de vida, sucessos e fracassos.
 
 
Entrevistámos a Mara Alves, cérebro do projecto Coração Luso,  onde nos fala um pouco de si, do seu projecto e nomeadamente sobre esta parceria.
 
 
1.     Fala-nos um pouco sobre o teu trajeto académico e profissional ao longos destes últimos anos.
 
 
“Bem, eu licencie-me há 10 anos pelo Instituto Politécnico de Portalegre, em Jornalismo e Comunicação. Mais tarde, fiz uma pós-graduação em Jornalismo na Universidade Nova de Lisboa, falta-me apresentar a tese para ser mestre em Jornalismo.
Há cerca de três anos, fiz Erasmus no País de Gales. Há 10, comecei a trabalhar como jornalista em rádios locais, a rádio é a minha paixão, depois outras coisas foram aparecendo e o percurso tem sido feito com várias experiências profissionais, dentro e fora do país. Fiz imprensa, rádio, blogger e, neste momento, trabalho em televisão. Contudo, não posso dizer que o percurso tenha sido fácil, bastante sinuoso até, já estive desempregada, e já trabalhei fora da área, no entanto, o importante é não perdermos o foco e os sonhos que nos guiam o caminho.”
              
2.     Como surgiu o projeto Coração Luso e como chegou até à TVI?
 
“O Coração Luso conta histórias de emigrantes, eu já fui emigrante. Trabalhei alguns meses em Inglaterra, nessa altura, senti na pele o que é ser emigrante. Senti aquilo que todos os que saem do país sentem, a saudade, a falta das coisas comuns, um maior apreço por Portugal. Então, numa noite de insónia surgiu-me a ideia de contar histórias de emigrantes, sempre adorei histórias. Criei um blog, e as histórias foram aparecendo e fui publicando tanto no blog, que hoje é site, como na página do Facebook, depois foi crescendo. Estava eu longe de pensar que iria trabalhar na TVI, mas aconteceu há quase dois anos. Sou repórter no programa “A Tarde é Sua”, apresentado pela conceituada apresentadora Fátima Lopes e, foi ai que me convidaram a transformar o CL num conteúdo televisivo.”
 
3.     Quais são as tuas perspetivas futuras perante este mesmo projeto? Sentes que ainda se poderia fazer mais? 
 
 “O Coração Luso não se resume a uma rúbrica televisiva, o Coração Luso, é muito mais do que isso. A ambição é sermos uma plataforma importante de apoio a quem tenciona sair do país. Afinal, o futuro é a internet, e por isso, mesmo queremos potenciar o que de melhor essa ferramenta oferece. Depois, também é importante dizer que não estou sozinha neste projeto, todos os colaboradores, jornalistas, web designer, designer, e todas as parcerias fazem com que seja possível todos os dias continuarmos a acreditar no projeto.”
 
4.     Uma das entrevistas realizadas no programa foi ao Tiago Mourão, Diretor de Operações na TSP, é através desta mesma que conheces a TSP
 
“Sim, foi um feliz encontro. O Tiago é o exemplo da garra e do sucesso da nova vaga de emigração que procura uma nova experiência num outro país, ou seja que não teve de emigrar, é um espelho daquilo que milhares milhares de jovens que procuram. Confesso que já conhecia a TSP, através de amigos, saber que a empresa em Espanha era liderada por um português deixou-me cheia de orgulho.”
 
5.     Quais as vantagens que esta parceria poderá trazer para as 3 partes envolvidas? Neste caso para o CL, TSP e para os Portugueses.
 
“Muitos são os contactos que recebo no site, há portugueses verdadeiramente desesperados para sair de Portugal porque não têm mais hipótese. Por outro lado, há os querem uma nova experiência. Esta pareceria será muito importante na criação de uma base, no que toca a disponibilização de anúncios de trabalho na Europa, sobretudo, uma base informativa para evitar que partam à aventura, o que nem sempre corre bem! “
 
6.     Recomendarias a TSP aos Portugueses que procuram novas oportunidades?
 
“Claro que sim, a TSP aposta no talento das pessoas, dentro e fora de Portugal. A abordagem que fazem aos candidatos enquadra-se, perfeitamente, nos jovens qualificados que procuram uma nova experiencia, pois é a valorização profissional e empregos estimulantes aquilo que qualquer jovem gostaria de ter e isso é uma das bandeiras da TSP.”

◄ Back to news

TALENT SEARCH PEOPLE S.L.
Placement agency Nº 9900000357
See offers