MyTSP

9 dicas para aproveitar o desemprego

 

Certifique-se que a sua apresentação offline/online é perfeita
Este primeiro passo é fundamental: por ele, todos os outros podem ficar condicionados. É preciso manter um elevado nível de excelência, profissionalismo e clareza nos seus materiais de concurso, nas suas diversas formas e meios.

Isso pode significar um currículo cuidado, atualizado e descritivo, ou um portfólio preenchido, claro e dinâmico. A página de LinkedIn é cada vez mais importante, e deve ser como o nosso currículo online. O Facebook também deve ser "limpo" de material controverso ou pelo menos posto privado. Há também que ter em conta as nossas fotografias de apresentação, que devem ser profissionais (sem tatuagens, piercings, e outros), endereços de email e assinaturas de email, gramática, etc.

Uma excelente maneira de percecionar isto é pormos-nos na posição da pessoa encarregue da nossa candidatura e imaginarmos qual seria a nossa opinião da mesma, ou pedir a conhecidos para que a revejam. Outra, é pesquisarmos o nosso próprio nome no Google e ver o que surge. Existem vários caminhos e técnicas para criar uma apresentação perfeita, e vale a pena perder tempo com ela, visto que a primeira impressão é a que mais conta.

Organize os seus concursos
Há que estar sempre a par de tudo para que concorra. Organize-se através de um método, pro exemplo um documento, em que anota tudo, para que não repita as mesmas candidaturas várias vezes e sempre se mantenha a par do seu rumo.

Organize o seu tempo e energia
Se está sem trabalho, à partida deverá ter bastante tempo livre nas suas mãos. Organize-o em função de várias atividades pelos vários momentos do dia, e vai ver que o mesmo será muito mais produtivo do que o usual.

Procure ofertas em áreas diferentes da esperada
Por vezes excelentes ofertas surgem, e não nos damos conta  porque não estão dentro das áreas em que usualmente procuramos. Por isso, ao executar uma busca de trabalho, procure em várias áreas diferentes, pode ficar surpreendidos com os resultados.

Prepare-se para possíveis entrevistas 
Ir preparado para uma entrevista pode poupar-lhe alguns momentos desagradáveis. Pesquise sobre as companhias às quais concorre, assim como à posição que procura. Um truque simples é treinar com os seus conhecidos possíveis entrevistas (como se eles fossem o entrevistador e você o entrevistado); apenas irá levar alguns minutos que depois poderão revelar-se preciosos.

Aprenda a lidar com a rejeição
No processo de busca de trabalho, usualmente existem apenas alguns “sim” acompanhados de um montão de “não”. Tente não desmotivar, e entender que tudo leva o seu tempo. A parte positiva da rejeição é que permite um melhorar constante de quem nós somos, do que fazemos, e do que apresentamos, que de outra forma seria muito mais difícil de acontecer.

Faça contactos
Marcar presença em feiras e eventos do seu meio, promover-se no Linkedin de forma proativa, e até criar um blog, são apenas algumas das maneiras possíveis de tentar chamar a atenção de quem um dia lhe pode dar trabalho ou trazer até si algumas ofertas interessantes. Contactos nunca são demais, especialmente quando se está em busca de um trabalho.

Invista na sua formação
Estar em busca de um trabalho não é sinónimo de não fazer nada. Esta é uma excelente altura para apostar na sua formação, para que ganhe mais ferramentas de modo a ser mais relevante na altura da sua selecção. Desde cursos online (que nem têm de sair de casa para poder fazer) a aulas gratuitas via YouTube, é mais fácil do que nunca aprender algo novo.

Comece um projeto seu
E para além de aprender algo novo, porque não se dedica a algo que realmente lhe dê prazer e o faça feliz? É uma maneira simples de se manter ocupado, que pode trazer frutos mais tarde.


  • En la actualidad 3.60/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Clasificación: 3.6/5

COMENTARIOS

AÑADE UN NUEVO COMENTARIO


Su nombre: *
Su e-mail:
(No se mostrará)
Su comentario: *
Seguridad: *

TALENT SEARCH PEOPLE S.L.
Placement agency Nº 9900000357
Ver ofertas