MyTSP

Férias vs Trabalho

 

O início das férias traduz-se numa época conturbada no meio laboral. Dependendo do setor, o ritmo de trabalho não pára, em alguns casos pode até chegar a aumentar. Por isso, uma empresa não pode parar ou abrandar o seu trabalho já que há clientes que devem ver cobertas as suas necessidades (na forma de produto ou serviço) pelas quais desembolsaram uma quantia económica. Se isto acontecesse, o cliente ficaria insatisfeito e isso poderia gerar uma mudança de fornecedor.
 
Aí reside a importância de realizar uma ótima transferência de funções e tarefas aos companheiros que vão substituir durante um tempo determinado essas pessoas, que efetuam o seu período de férias. Esta transferência deve ser organizada e planificada com antecedência e com precisão. Deve-se ponderar o que está por fazer mas, sobretudo, o que pode acontecer no que se refere a incidências.

Uma das qualidades profissionais a ter em conta é saber delegar, já que isso ajuda e fomenta a união na equipa de trabalho. Porém, existem responsabilidades, sobretudo de altos cargos, que são muito difíceis de delegar ou transferir. Isto faz com que uma alta percentagem de profissionais opte por estar conectado ao trabalho durante os seus dias livres de férias.

Segundo o estudo apresentado pela OBS (online Business School) “Desconectar do trabalho nas férias no sector de Management”, os avanços tecnológicos diminuiram a forma em que se desfruta das férias. Segundo este estudo, “39% dos trabalhadores mantém-se conectado ao trabalho por iniciativa própria durante as férias e 49% dos diretivos esperam que as suas equipas estejam disponíveis em qualquer momento das suas férias”.

Para além disso, “38% das pessoas questionadas dizem sentir-se pressionadas a responder a chamadas de trabalho durante as férias. Para além disso há uma tendência a não desfrutar de todos os dias de férias disponíveis”. Estes tornam-se dados reveladores no que concerne a delegação ou transferência de tarefas durante os dias livres dos trabalhadores.

Por isso, voltando ao tema das transferências de tarefas, para resolver este tipo de iniciativas é importante realizar uma listagem de tarefas, responsabilidades e como solucionar possíveis contratempos. Mas não chega fazer apenas isso, também é recomendável elaborar um papel de “emergência” onde se definam graus e se estabeleça como actuar em cada caso. Consequentemente. Toda esta gestão tem que ficar nas mãos de uma pessoa de confiança.

Isto, associado à redução do uso da tecnología, deveria facilitar a que os trabalhadores desfrutem de uns dias de férias sem stress. Ao fim e ao cabo, este e outros estudos como o da revista Forbes, demonstram numéricamente que um correcto uso e desfrute das férias tem como efeito um aumento produtivo no trabalhador e isso conduz a um ganho económico.


  • En la actualidad 1.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Clasificación: 1/5

COMENTARIOS

AÑADE UN NUEVO COMENTARIO


Su nombre: *
Su e-mail:
(No se mostrará)
Su comentario: *
Seguridad: *

TALENT SEARCH PEOPLE S.L.
Placement agency Nº 9900000357
Ver ofertas